20 de dezembro de 2010

Grupo de Teatro do Oprimido do Algarve

Criámos no dia 9 de Novembro de 2010 o Grupo de Teatro do Oprimido do Algarve (GTOAlg) que, tal como o grupo de danças de fusão oriental, funcionará de forma autónoma ainda que vinculado ao Núcleo. Para já contamos com a presença no grupo da Laura de Witte do GTO de Coimbra e com algumas pessoas que participaram no Workshop de T.O. organizado por nós em Maio 2010 e que se mostraram interessadas em continuar.

A ideia da criação do grupo é trabalhar o Teatro do Oprimido em pelo menos três vertentes:
1) Apresentação de espectáculos em datas efemérides ou a convite;
2) Realização de workshops que permitam divulgar o T.O. e também capacitar técnicos para utilizar algumas das suas ferramentas para trabalhar com grupos;
3) Trabalho contínuo com alguns grupos abrangidos por projectos sociais, onde o T.O. será uma ferramenta para trabalhar com as pessoas questões que lhes estão inerentes e que são do seu interesse.

No dia 11 de Dezembro 2010 realizámos a nossa primeira actividade enquanto GTOAlg, um workshop de Teatro do Oprimido. Isto surgiu a convite da iniciativa Escolhas de Portas Abertas que reuniu todos os projectos do programa Escolhas no Algarve e durante duas horas foi-nos possível abordar com alguns interessados algumas técnicas de teatro do oprimido. Embora duas horas seja pouco tempo para mostrar o que é o T.O., sentimos que este workshop contribuiu pelo menos para despertar nas pessoas que nele participaram algum interesse e vontade de praticar mais.

Quanto a mais novidades, para já iniciaremos os ensaios com o grupo de T.O. no novo ano que se inicia. O primeiro ensaio será no dia 5 de Janeiro de 2011, Quarta-feira, às 19h na sala 55 da ESEC (UAlg, Penha, Faro). Os restantes ensaios prosseguirão à quarta-feira durante todo o ano, à mesma hora e no mesmo local.

Sem comentários:

Enviar um comentário