30 de março de 2009

Workshop Expressões




O Workshop começou pouco depois das 15H00.
Este foi dividido em 3 partes, com sensivelmente uma hora cada. A primeira parte foi dedicada a uma breve introdução aos temas. Do gesto à grafia, passando pela mímica e pelo movimento teatral; o Homem (rituais fúnebres), o gesto – a dança – celebração e festa; Da mímica ao teatro. Após estas introduções foi-nos proposto fazer uma máscara, isto é algo que caracterizasse o nosso colega do lado, ou seja, era a feitura de uma máscara que cada participante “dava” ao outro como a personagem que achava que o outro integrava. Este exercício intitulava-se de “Eu Máscara – Quem sou eu?”. Posteriormente as máscaras passaram a ser figuras de banda desenhada, tendo sido cortadas e coladas na parede da sala. Fizemos balões de fala que proporcionaram a realização de uma história, ou seja, cada participante escreveu uma fala para o seu personagem, a personagem que vinha a seguir tinha de continuar a narrativa.

Esta foi a ponte para a 2º parte do workshop: Desenho, grafismo e pintura. Falou-se do desenho infantil ao grafitti, do gesto mímico ao gesto gráfico, da colagem como arte, da animação, da banda desenhada e do cinema. Assim foi-nos proposto fazer em grupo uma máscara com colagens a três dimensões e com isso criar uma personagem por nós imaginada.A 3ª parte focou a arte dos fantoches até às marionetas (da mão à expressão do boneco). Montámos o cenário para um teatro de sombras e aprendemos a manipulá-lo. Recriámos a história do capuchinho vermelho (versão para adultos, criada pelos participantes). Falámos sobre fantoches, marrotes, sombras, os bonecos de Santo Aleixo e as marionetas de fios, destas últimas aprofundámos um pouco a sua história. Tivemos a oportunidade de aprender a construir um modelo de marioneta com fios. Ainda construímos um Yo-yo (onde se falou um pouco sobre a história do brinquedo de movimento, especificamente associado ao teatro), como exemplo de brinquedo de movimento tradicional, que nos foi oferecido.

O balanço foi muito positivo! Todos gostaram e mesmo que não fosse aquilo que esperassem adoraram e pediram uma segunda edição! Quem sabe.....


1 comentário:

  1. Heis o que eu perdi...com sombras e tudo! Parece muito divertido! Jinhos!

    ResponderEliminar